FEVER FOR History!

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Medo do Comunismo [02]: Ditadura Militar

PRESIDENTES “ELEITOS” PELO “MEDO DO COMUNISMO”!

[#02] DITADURA CIVIL MILITAR

Em 1961, assume a Presidência JÂNIO QUADROS, pelo PTN/UDN. Defensor da moral e dos bons costumes, criou leis/decretos “bobocas”, como a proibição da briga de galos, a proibição do lança perfume etc. Ele rompe com os EUA e se aproxima de países socialistas, como a China, URSS e Cuba, tendo, no dia 19 de agosto de 1961, concedido a Ernesto Che Guevara a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Forças opositoras diziam que seu Vice, JOÃO GOULART – JANGO, era comunista.

Tendo em vista isto, e estando Jango na China, Jânio Quadros inventa um plano: ele vai renunciar ao mandato alegando a impossibilidade de governar ao lado do Vice. Ele imaginava que o povo brasileiro iria chamá-lo de volta. Porém, isto não ocorreu. Ele renunciou e se instaura aqui no Brasil uma REPÚBLICA PARLAMENTARISTA (1951-1953), tendo como Primeiro Ministro TANCREDO NEVES. Através de um plebiscito (06/01/1963), volta ao PRESIDENCIALISMO.

Em 1964, Jango anuncia as REFORMAS DE BASE, como Educação, Fiscal, Eleitoral e REFORMA AGRÁRIA. Jango iria tirar terras dos 'poderosos' e iria distribuir. Deu certo!? Claro que não! Essas reformas geram reação dos setores conservadores, como empresários, Exército e Igreja Católica. Ocorre, em 1964, a MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE, tendo como pilar a Tradição, Família e Propriedade.

O golpe começa a ser construído em Juiz de Fora – MG pelo General Olympio Mourão Filho, com apoio de setores conservadores. Sem apoio do Congresso, Jango renuncia, foge para o Rio Grande do Sul e se exila no Uruguai. No dia 01º/04/1964, se inicia a famosa DITADURA MILITAR, GOLPE DE 64, GOLPE MILITAR, GOLPE CIVIL MILITAR, REVOLUÇÃO MILITAR, REVOLUÇÃO DE 64. Do dia 02/04/1964 a 15/04/1964, esteve à frete do país o Comando Supremo da Revolução (Costa e Silva, Augusto Rademaker e Corrêa de Mello) e tendo Ranieri Mazzilli (Presidente da Câmara dos Deputados) assumido de maneira formal. E, enfim, no dia 15/04/1964, assume CASTELLO BRANCO.


.
.
.
.
.
PESQUISA & TEXTO | Raphael Paiva
(Criador do Blog | Professor de História e Inglês | Responsável pela Correção Ortográfica)
ARTIGOS DO AUTOR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário